Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Trabalha como investigadora na área da parentalidade. É educadora parental, supervisora certificada e Mentora em formação no programa Incredible Years.
Exerce prática clínica com crianças e adolescentes no Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica em Coimbra.
É Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto.
PhD in Clinical Psychology at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra; Works as a researcher in the area of parenting. She is parent educator, certified supervisor and Mentor training in Incredible Years parenting program.
Clinical child and adolescente psychologist at Psikontacto.
Lecturer at Universidade Lusófona do Porto.
Orcid
Psicologia Clínica da Criança e do Adolescente, Desenvolvimento Infantil, Intervenções com Pais, Evidence-Based Therapies, Minfulness com crianças e adolescentes
Clinical Child Psychology, Child Development, Parental Interventions, Evidence-Based Therapies, Mindfulness for children and adolescents
Atividades de suporte na comunidade através da dinamização de grupos de pais para crianças em idade pré-escolar com o Programa para Pais Anos Incríveis
Activities of support to community - running groups of parents of preschoolers (Incredible Years)
Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., Homem, T. C., Azevedo, A., Silva, I., & Vale, V. (no prelo). Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto, R. Raimundo (Eds.), Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler.
Seabra-Santos, M.J., Gaspar, M.F, Azevedo, A., Homem, T., Guerra, J. (…) & Moura Ramos, M. (2015). The Incredible Years parent training in Portuguese families: What changes, for whom, how, and for how long? Journal of Applied Developmental Psychology.
Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M.F., & Homem, T. (2015).Do Portuguese preschoolers with high hyperactive behaviors make more progress than those with low hyperactivity after parental intervention? Journal of Early Intervention.
Homem, T., Gaspar, M., Seabra-Santos, M., Azevedo, A., & Canavarro, M. (2014). A pilot study with the Incredible Years Parenting Training: Does it work for fathers of preschoolers with oppositional behavior symptoms? Fathering, 12
Homem, T., Gaspar, M., Seabra-Santos, M., Azevedo, A., & Canavarro, M. (2014). Incredible Years Parent Training: Does it Improve Positive Relationships in Portuguese Families of Preschoolers with Oppositional/Defiant Symptoms? Journal of Child and Family Studies, May. doi: 10.1007/s10826-014-9988-2 JCR® Impact Factor (2014)
Homem, T., Gaspar, M. F., Seabra-Santos, M. J., & Azevedo, A. (2013). Perturbações de comportamento externalizante em idade pré-escolar: O caso específico da perturbação de oposição. Análise Psicológica, 1, 31-48
Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. (2013a). A parent-based intervention programme involving preschoolers with AD/HD behaviours: Are children’s and mothers’ effects sustained over time? European Child and Adolescent Psychiatry.
doi: 10.1007/s00787-013-0470-2 JCR® Impact Factor (2014)
Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. (2013). The Incredible Years Basic Parent Training for Portuguese preschoolers with AD/HD behaviours: does it make a difference? Child Youth Care Forum. 42(5), 403-424. doi: 10.1007/s10566-013-9207-0
Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. (2012). A perturbação de hiperatividade/défice de atenção em idade pré-escolar: Especificidades e desafios ao diagnóstico e intervenção. Análise Psicológica, 4, 16-23.
Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-SFRH/BD//2009)
Jacobs Foundation Fellowship para apresentação de trabalho no Preconference Workshop on Evidence-based Parent Education Programs to Promote Positive Parenting,Setembro de 2013, em Lausannne, no âmbito da 16ª Conferência Europeia em Psicologia do Desenvolvimento (2012)
2015/2016
Projeto Anos Incríveis para a promoção da saúde mental, financiado pelas EEA Grants, no âmbito do Concurso do Programa Iniciativas de Saúde Pública. [Investigadora].
2011/2013
Projeto da FPCEUC, Prevenção/intervenção precoces em distúrbios de comportamento: eficácia de programas parentais e escolares, financiado pela (FCT PTDC/PSI-PED/102556/2008) [Investigadora].
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados