Parentalidade
 Início / Instrumentos
Nome do instrumento (versão portuguesa)

CWS – Escala de Preocupação de Cambridge

Nome do instrumento (versão original)

CWS – Cambridge Worry Scale

Autores e data da versão original

J. M. Green, K. Kafetsios, H. E. Statham, & C. M. Snowdon, 2003

Autores e data da versão portuguesa

Bárbara Nazaré, Ana Fonseca, & Maria Cristina Canavarro, 2012

Dimensões avaliadas

Descrição geral: Esta escala foi desenvolvida no âmbito do estudo Cambridge Prenatal Screening, tendo por objetivo a avaliação das preocupações das mulheres grávidas. As preocupações avaliadas relacionam-se com os seguintes temas: Área Sociomédica (preocupação com procedimentos médicos e com o parto, bem como com a interação com o bebé após o nascimento), Relações (com o companheiro e com familiares e amigos íntimos), Perda Reprodutiva (preocupação com a possibilidade de aborto espontâneo e com a identificação de um problema médico no bebé), Saúde (da própria e de outras pessoas significativas) e Área Socioeconómica (englobando os âmbitos financeiro, profissional e habitacional). A escala pretende medir a intensidade da preocupação e os seus conteúdos. Não é avaliada a preocupação no sentido patológico do termo, sendo concetualizada como uma atividade quotidiana normal. A versão portuguesa da escala foi adaptada de forma a poder ser respondida por mulheres e homens.

 

Número de itens: É utilizada uma escala de resposta de Likert de seis pontos, de Não é uma preocupação (0) a É uma grande preocupação (5). No final do questionário, há um espaço destinado a outras preocupações que as pessoas tenham no momento e que não estejam contempladas nos itens que compõem o questionário.

Referências
Contacto dos autores da versão portuguesa

Bárbara Nazaré: abarbaravn@gmail.com


 

   

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados