Qualidade de Vida
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Nome do instrumento (versão portuguesa)

PedsQL™ 3.0 Cancer Module - Pediatric Quality of Life InventoryTM Cancer Module

Nome do instrumento (versão original)

PedsQL™ 3.0 Cancer Module - Pediatric Quality of Life InventoryTM Cancer Module

Autores e data da versão original

J. W. Varni et al., 2002

Autores e data da versão portuguesa

Susana Santos, Carla Crespo, M. Cristina Canavarro, Ananda Fernandes, Luís Batalha, Diana Campos, & Armando Pinto

Dimensões avaliadas

Descrição geral: 

O PedsQL™ 3.0 Cancer Module é um instrumento para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde específico para crianças/adolescentes com cancro. Este instrumentodisponibiliza várias versões. Pode ser aplicado a crianças/adolescentes nas fases de tratamento e de pós-tratamento.

 

A versão de auto-relato, direcionada para crianças entre os 8-12 anos e entre os 13-18 anos(1), é composta por 27 itens distribuídos por oito subescalas que são respondidos numa escala tipo Likert que varia entre 0 (nunca) e 4 (quase sempre), tendo como referência o último mês.
Seguindo as recomendações originais, os resultados foram transformados numa escala de 0 a 100. Pontuações mais elevadas indicam uma melhor perceção de qualidade de vida.

 

O PedsQL™ 3.0 Cancer Module apresenta uma versão de hetero-relato para pais de crianças (8-12 e 13-18 anos), tendo sido objeto de análise no artigo de Batalha et al. (2016).

 

Número de itens: 27 itens, com escala de resposta tipo Likert.

 

Subescalas:

Dor (2-itens; p. ex. “Tenho dores nas articulações e/ou músculos”);

Náusea (5-itens; p. ex. “Fico enjoado quando tenho tratamentos médicos”);

Ansiedade nos procedimentos (3-itens; p. ex. “Fico com medo quando tenho de tirar sangue”);

Ansiedade nos tratamentos (3-itens; p. ex. “Fico com medo quando estou à espera do médico”);

Preocupação (3-itens; p. ex. “Preocupo-me com os efeitos secundários dos tratamentos médicos”);

Problemas cognitivos (5-itens; p. ex. “Tenho dificuldade em saber o que fazer quando alguma coisa me incomoda”);

Perceção da aparência física (3-itens; p. ex. “Sinto que não sou bonito”); e

Comunicação (3-itens; p. ex. “Tenho dificuldade em dizer aos médicos e enfermeiros o que sinto”).

 

(1) Estas versões apenas diferem nos termos (criança vs. jovens) utilizados nas instruções.

Referências
  • Versão portuguesa do instrumento:

     

    Santos, S., Santos, S., Crespo, C., Canavarro, M. C., Fernandes, A., Batalha, L., Campos, D., & Pinto, A. (2016). Psychometric study of the European Portuguese version of the PedsQL 3.0 Cancer Module. Health and Quality of Life Outcomes, 14, 20. doi:10.1186/s12955-016-0421-y

     

    Batalha, L., Fernandes, A., Campos, C., Santos, S., Crespo, C., Loureiro, L., . . . Gonçalves, A. M. (2016). Validação da versão Portuguesa (Portugal) do heterorrelato do PedsQL™ 3.0 Cancer Module [Validation of the Portuguese (Portugal) Version of the PedsQL™ 3.0 Cancer Module Proxy Report]. Acta Pediátrica Portuguesa, 47, 11-20.

     

    Outras versões do instrumento:

     

    Varni, J. W., Burwinkle, T. M., Katz, E. R., Meeske, K., & Dickinson, P. (2002). The PedsQL™ in pediatric cancer: Reliability and validity of the Pediatric Quality of Life Inventory™ generic core scales, multidimensional fatigue scale, and cancer module. Cancer, 94, 2090-2106. doi:10.1002/cncr.10428

Contacto dos autores da versão portuguesa

Susana Santos: susanafernandessantos@gmail.com

 

Nota: Para solicitar a autorização da utilização da versão portuguesa deste instrumento, deverá contactar a Mapi Research Trust, conforme indicado em http://www.pedsql.org/conditions.html


 

   

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