Escala de Silhuetas de Collins para crianças e adolescentes
Collins’ pictorial instrument for assessing body figure perceptions and preferences among young children and adolescents
Helena Moreira, Ana Simões, Roberta Frontini & Maria Cristina Canavarro (2013)
O instrumento de silhuetas desenvolvido por Collins (1991) tem como objetivo avaliar a (in)satisfação com a forma corporal, em crianças e adolescentes. Trata-se de um questionário pictórico, desenvolvido com base nas silhuetas para adultos de Stunkard, Sorenson e Schulsinger (1983). É constituído por uma sequência de sete silhuetas femininas ou masculinas, desenvolvidas para ilustrar o peso corporal, variando desde a menos volumosa (1 - muito fina) para a mais volumosa (7 - obesidade). É solicitado ao participante que selecione o número da silhueta que considera mais parecida consigo (imagem corporal “real”), e a que gostaria de ser (imagem corporal “ideal”). A discrepância entre a Imagem corporal “real” e a imagem corporal “ideal” é utilizada como indicador da insatisfação com a imagem corporal (Collins, 1991; Hill, 2011). Pontuações positivas indicam o desejo de perder peso e pontuações positivas indicam o desejo de ganhar peso. É ainda pedido à criança/adolescente que indique se considera ser “gordo(a)”,” nem gordo(a) nem magro(a)”, “magro(a)” e se deseja “perder peso”, “ganhar peso”, ou “manter o peso que tem” (Collins, 1991).
Versão portuguesa do instrumento:
Simões, A. F. (2014). Estudo de validação da Escala de Silhuetas de Collins para crianças e adolescentes Portugueses (Tese de Mestrado Integrado não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal.
Outras versões do instrumento:
Helena Moreira: hmoreira@fpce.uc.pt
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados