Escala de Avaliação da Intimidade na Relação [PAIR]
Personal Assessment of Intimacy in Relationships [PAIR]
Mark Olson & David Schaefer (1981)
Helena Moreira & Maria Cristina Canavarro (2008)
O PAIR é um instrumento de autorresposta que avalia o grau de intimidade percepcionada por um indivíduo numa relação romântica.
A versão Portuguesa apresenta boas características psicométricas, nomeadamente adequada consistência interna e validade de constructo. A sua estrutura factorial é diferente da estrutura da versão original, sendo constituída por 3 factores:
(1) Validação Pessoal (14 itens; e.g., “Sinto-me muitas vezes distante do meu (minha) companheiro(a)”);
(2) Comunicação (10 itens; e.g., “O meu (minha) companheiro(a) escuta-me quando preciso de falar com alguém”);
(3) Abertura ao Exterior (5 itens; e.g., “Passar tempo em conjunto com os amigos é uma parte importante das nossas atividades em comum”).
O PAIR inclui também uma escala de Convencionalidade que avalia a desejabilidade social presente nas respostas do indivíduo (6 itens; e.g., “O meu (minha) companheiro(a) tem todas as qualidades que sempre desejei num(a) companheiro(a)”).
Os 35 itens são respondidos numa escala de Likert de 5 pontos, desde 0 (discordo totalmente) a 4 (concordo totalmente). Alguns itens deverão ser invertidos (8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 21, 22, 25, 28, 29, 31, 32, 33, 36)
Pode ser calculada uma pontuação total de intimidade, somando os itens das subescalas Validação Pessoal, Comunicação e Abertura ao Exterior.
Versão portuguesa do instrumento:
Moreira, H., Amaral, A., & Canavarro, M. C. (2009). Adaptação do Personal Assessment of Intimacy in Relationships Scale (PAIR) para a população portuguesa: Estudo das suas características psicométricas. Psychologica, 50, 353-373.
Outras versões do instrumento:
Schaefer, M. T., & Olson, D. H. (1981). Assessing intimacy: The PAIR Inventory. Journal of Marital and Family Therapy, 7, 47-60. doi:10.1111/j.1752-0606.1981.tb01351.x
Helena Moreira: hmoreira@fpce.uc.pt
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados