Qualidade de Vida
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Nome do instrumento (versão portuguesa)

DISABKIDS – Módulo Específico para a Asma

Nome do instrumento (versão original)

DISABKIDS – Asthma Module

Autores e data da versão original

The DISABKIDS Group Europe, 2006

Autores e data da versão portuguesa

Neuza Silva, Carlos Carona, Carla Crespo, Monika Bullinger, & Maria Cristina Canavarro (2014)

Dimensões avaliadas

Descrição geral: O questionário DISABKIDS – Módulo Específico para a Asma avalia a qualidade de vida relacionada com a saúde específica de pacientes pediátricos com asma, com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos. Este módulo específico é constituído por 11 itens que avaliam a experiência de limitações e sintomas (domínio Impacto) e as preocupações relacionadas com a asma (domínio Preocupações). Os estudos psicométricos da versão portuguesa advogam uma estrutura unifatorial, na qual os 11 itens resultam num índice global de qualidade de vida específica.

 

Versões do instrumento: O módulo específico DISABKIDS para a asma está disponível em duas versões, para avaliação da qualidade de vida relacionada com a asma percebida pelas crianças e adolescentes entre os 8 e os 18 anos de idade (versão de autorrelato) e para avaliação da qualidade de vida específica percebida pelos pais ou outros cuidadores (versão de heterorrelato).

 

Número de itens: Ambas as versões (auto e heterorrelato) do DISABKIDS – Módulo Específico para a Asma são constituídas por 11 itens, com uma escala de resposta tipo Likert de 5 pontos. Os questionários incluem ainda 3 questões adicionais que avaliam a perceção de sintomas de asma em termos de recência do último ataque de asma, frequência dos ataques de asma e gravidade da asma durante o último ano.

Referências
  • Versão portuguesa do instrumento:

     

    Silva, N., Carona, C., Crespo, C., & Canavarro, M. C. (2011). Avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescentes com asma: Validação semântica e estudo piloto do DISABKIDS – Módulo para a Asma. In A. S. Ferreira, A. Verhaeghe, D. R. Silva, L. S. Almeida, R. Lima, & S. Fraga (Eds.), Actas do VIII Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica – XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 1428-1441). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia.
    URI: http://hdl.handle.net/10316/20778

     

    Silva, N., Carona, C., Crespo, C., Bullinger, M., & Canavarro, M. C. (2014). The Portuguese DISABKIDS Asthma Module: A global index of asthma-specific quality of life for children and adolescents. Journal of Asthma, 51, 645-651. doi:10.3109/02770903.2014.885042

     

    Outras versões do instrumento:

     

    Baars, R. M., Atherton, C. I., Koopman, H. I., Bullinger, M., Power, M., & The DISABKIDS Group (2005). The European DISABKIDS project: Development of seven condition-specific modules to measure health related quality of life in children and adolescents.Health and Quality of Life Outcomes, 3(70). doi:10.1186/1477-7525-3-70

     

    The Disabkids Group Europe. (2006). The DISABKIDS Questionnaires: Quality of life questionnaires for children with chronic conditions - Handbook. Lengerich, Germany: Pabst Science Publishers.

Contacto dos autores da versão portuguesa

Neuza Silva: neuzambsilva@gmail.com


 

   

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