Ajustamento Individual
 Início / Instrumentos
Nome do instrumento (versão portuguesa)

SSS - Questionário de Avaliação do Stress Escolar

Nome do instrumento (versão original)

School Stress Survey

Autores e data da versão original

Wenz-Gross & Siperstein, 1997

Autores e data da versão portuguesa

Ana Isabel Freitas Pereira, 2005

Dimensões avaliadas

Descrição geral: instrumento que tem por objectivo a avaliação da ocorrência de acontecimentos perturbadores em contexto escolar e do nível de stresse associado a esses acontecimentos. Este questionário avalia diferentes domínios de stresse: stresse académico, stresse social e stresse associado à relação com os professores e às regras da escola.

 

Número de itens: 49 itens, respondidos numa escala tipo Likert de 5 pontos (desde Não aconteceu a Aconteceu e eu senti-me muito preocupado).

 

Factores:

  • • Stresse académico
  • • Stresse social
  • • Stresse regras/professor
  • • Stresse total
Referências

Versão portuguesa do instrumento:

 

  • Pereira, A. I. F., & Mendonça, D. V. (2005). O Stresse Escolar na transição de escolas do 1º para o 2º ciclo do Ensino Básico: A versão portuguesa do Questionário de Avaliação do Stresse Escolar. Psicologia, Educação e Cultura, 9(1), 89-106.

Outras versões do instrumento:

 

  • Wenz-Gross, M., Siperstein, G. N., & Parker, R. (1997). Stress, social support, and adjustment during the transition to Middle School. Paper presented at the Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, Washington, DC, USA.

     

    Wenz-Gross, M., Siperstein, G. N., Untch, A. S., & Widaman, K. F. (1997). Stress, social support, and adjustment of adolescents in Middle School. Journal of Early Adolescence, 17, 129-151. doi:10.1177/0272431697017002002.

Contacto dos autores da versão portuguesa

Ana Isabel Freitas Pereira: aipereira@psicologia.ulisboa.pt


 

   

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados