SSS - Questionário de Avaliação do Stress Escolar
School Stress Survey
Ana Isabel Freitas Pereira, 2005
Descrição geral: instrumento que tem por objectivo a avaliação da ocorrência de acontecimentos perturbadores em contexto escolar e do nível de stresse associado a esses acontecimentos. Este questionário avalia diferentes domínios de stresse: stresse académico, stresse social e stresse associado à relação com os professores e às regras da escola.
Número de itens: 49 itens, respondidos numa escala tipo Likert de 5 pontos (desde Não aconteceu a Aconteceu e eu senti-me muito preocupado).
Factores:
Versão portuguesa do instrumento:
Pereira, A. I. F., & Mendonça, D. V. (2005). O Stresse Escolar na transição de escolas do 1º para o 2º ciclo do Ensino Básico: A versão portuguesa do Questionário de Avaliação do Stresse Escolar. Psicologia, Educação e Cultura, 9(1), 89-106.
Outras versões do instrumento:
Wenz-Gross, M., Siperstein, G. N., & Parker, R. (1997). Stress, social support, and adjustment during the transition to Middle School. Paper presented at the Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, Washington, DC, USA.
Wenz-Gross, M., Siperstein, G. N., Untch, A. S., & Widaman, K. F. (1997). Stress, social support, and adjustment of adolescents in Middle School. Journal of Early Adolescence, 17, 129-151. doi:10.1177/0272431697017002002.
Ana Isabel Freitas Pereira: aipereira@psicologia.ulisboa.pt
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados