Doutorada em Psicologia (Avaliação Psicológica) pela Universidade de Coimbra. Mentora certificada do Programa Anos Incríveis Básico para Pais. Fez a adaptação e validação de instrumentos de avaliação psicológica para crianças em idade pré-escolar (e.g., WPPSI-R; TABC-R; PKBS-2). Integrou a equipa de investigação de 3 projetos financiados pela FCT, incluindo “Early prevention /intervention in disruptive behavior disorders: Efficacy of parents and teachers programmes" (PTDC/PSI-PED/102556/2008). Atualmente coordena o projeto "Anos Incríveis para a promoção da saúde mental" (EEA Grants PT06, 51SM4).
Orcid
Avaliação psicológica; Idade pré-escolar; Educação parental; Intervenção familiar; Problemas de comportamento.
Azevedo, A. F., Seabra-Santos, Seabra-Santos, M. J., & Homem, T. C. (2014). Efficacy of a parent-based intervention in Portuguese preschoolers with AD/HD behaviours: Are children’s and mothers’ effects sustained over time? European Child & Adolescent Psychiatry, 23(6), 437-450. doi: 10.1007/s00787-013-0470-2
Seabra-Santos, M. J., & Almeida, M. M. (2014). Falamos da mesma criança? Concordância mãe - pai - professores na avaliação do temperamento de crianças portuguesas. Psicologia: Reflexão & Crítica, 27(1), 10-20.
Azevedo, A. F., Seabra-Santos, Seabra-Santos, M. J., & Homem, T. C. (2015). Do Portuguese preschoolers with high hyperactivity behaviors make more progress than those with low hyperactivity after parental intervention? Journal of Early Intervention. DOI: 10.1177/1053815115598006
Homem, T. C., Gaspar, M. F., Seabra-Santos, M. J., Azevedo, A. F., & Canavarro, M. C. (2015). Incredible Years Parent Training: Does it improve positive relationships in Portuguese families of preschoolers with ODD symptoms? Journal of Child and Family Studies, 24(7), 1861-1875. DOI: 10.1007/s10826-014-9988-2
Major, S., Seabra-Santos, M. J., & Martin, R. (2015). Are we talking about the same child? Parent-teacher ratings of preschoolers’ social-emotional behaviors. Psychology in the Schools, 52(8), 789-799. DOI: 10.1002/pits.21855
Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., Azevedo, A., Homem, T. C., Guerra, J., Martins, V., Leitão, S., Pimentel, M., Almeida, M., & Moura-Ramos, M., (2016). The Incredible Years parent training in Portuguese families: What changes, for whom, how, and for how long? Journal of Applied Developmental Psychology, 44, 93-104. doi:10.1016/j.appdev.2016.04.004
Bolsa de Licença Sabática – FCT (BSAB.1353.2013)
Anos Incríveis para a promoção da saúde mental Incredible Years for the promotion of mental health (EEA Grants PT06 – Iniciativas em Saúde Pública; 51SM4)
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados