A parentalidade é uma das tarefas mais significativas e gratificantes da vida dos pais, ainda que seja também uma das mais exigentes e desafiantes. Continuamente, os pais são confrontados com diversos stressores associados à prestação de cuidados que desafiam a sua capacidade de adaptação individual, podendo influenciar também a qualidade da prestação de cuidados e, consequentemente, a adaptação sócio-emocional dos seus filhos. Quando às tarefas normativas da parentalidade acrescem tarefas associadas ao diagnóstico e tratamento de uma condição crónica de saúde de um filho, os desafios colocados à adaptação individual e familiar e à realização eficaz da parentalidade são consideravelmente superiores.
Tendo como pano de fundo a psicopatologia do desenvolvimento e a sua premissa de que o conhecimento do desenvolvimento normativo informa o conhecimento do desenvolvimento não normativo ou atípico, o presente estudo foca-se no estudo da parentalidade tanto em contextos normativos, como no contexto de uma condição crónica de saúde pediátrica (com especial ênfase na diabetes e obesidade pediátricas). De uma forma geral, este estudo apresenta dois grandes objetivos: (1) Em primeiro lugar, pretende estudar o papel do ambiente familiar (e.g., coesão familiar) e de um conjunto de variáveis individuais (e.g., orientações de vinculação) na adopção de estilos e práticas parentais específicas, no stress parental, e na adaptação psicossocial dos pais, em contexto normativo e de doença crónica de um filho; (2) Em segundo lugar, pretende explorar o papel dos estilos e práticas parentais e das características individuais dos pais na adaptação sócio-emocional das crianças e adolescentes saudáveis e com uma condição crónica de saúde (e.g., na vinculação da criança/adolescente aos pais, na sua regulação emocional e no seu funcionamento psicológico).
Parenting is one of the most significant and gratifying experiences in parents’ lives, although it is also one of the most demanding. Parents are inevitably faced with numerous daily stressors associated with parenting, which may influence their individual adjustment as well as their relationship with their children and, ultimately, their children’s own adjustment. When a child is diagnosed with a chronic health condition, parents have to deal not only with the normative parenting tasks, but also with those associated with the management of a chronic condition, which poses significant challenges to the individual and family adaptation and to a successful parenting.
Based on developmental psychopathology and its premise that the knowledge of normative development informs the knowledge of non-normative or atypical development, this study focuses on the study of parenting both in normative contexts and in the context of a pediatric chronic health condition (with a special focus on pediatric diabetes and obesity). In general, this project has two main objectives: (1) First, we intend to examine the role of family environment (e.g., family cohesion) and some individual variables (e.g., attachment orientations) in the adoption of specific parenting styles and practices, in parenting stress, and in parents’ psychosocial adjustment, particularly in the context of a pediatric chronic health condition; (2) Second, we intend to explore the role of parents’ individual characteristics and parenting dimensions in the socio-emotional adjustment of healthy children/adolescents and of children/adolescents with a chronic health condition (e.g., on child’s attachment to parents, emotion regulation and psychological functioning).
Maria Cristina Canavarro
Monika Bullinger
University Medical Center Hamburg-Eppendorf, Germany
Helena Moreira
Comissão Nacional de Proteção de Dados;
Direção dos Agrupamentos de Escolas de Coimbra Sul, Monção, Mealhada, Trancoso, Miranda do Corvo, e Montemor-o-Velho;
Comissão de Ética para a Saúde e pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra [CHUC];
Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria.
Bolsa de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia [Helena Moreira; SFRH/BPD/70063/2010].
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC-FPCEUC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC-FPCE-UC)
Conta ainda com a colaboração de diversos agrupamentos escolares e de diversas instituições públicas de saúde pediátrica:
Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Centro Hospitalar de Leiria
Agrupamento de Escolas de Coimbra Sul
Agrupamento de Escolas de Monção
Agrupamento de Escolas da Mealhada
Agrupamento de Escolas de Trancoso
Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho
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