Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças (PU-C): Estudo de aceitabilidade, viabilidade e eficácia de diferentes versões do programa em Portugal. [em curso]

Resumo  |  Abstract

As perturbações emocionais na infância (i.e., as perturbações de ansiedade e de humor) são, atualmente, uma preocupação de saúde pública. Sabe-se que metade de todos os problemas de saúde mental na idade adulta tem início na infância, pelo que os primeiros anos de vida representam uma oportunidade extraordinariamente importante para a promoção da saúde mental ao longo da vida. Os efeitos a longo prazo, a elevada prevalência e o impacto significativo das perturbações emocionais na vida das crianças e dos pais, sublinham a necessidade de reconhecer e tratar as perturbações emocionais o mais precocemente possível. Contudo, muitas crianças não têm acesso a tratamento psicológico, particularmente a intervenções baseadas na evidência. É, portanto, urgente o desenvolvimento de intervenções acessíveis, eficazes e sustentáveis, e que tenham potencial de implementação nos serviços públicos de saúde mental.

 

Para responder eficazmente a estas necessidades, estamos a desenvolver e testar a eficácia de diferentes versões do Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças (PU-C).

 

O PU-C é um programa de intervenção grupal que se destina a crianças com idades entre os 6 e 12 anos com sintomatologia clinicamente significativa ou um diagnóstico principal de perturbação de ansiedade e/ou de humor, e respetivos pais. Trata-se de uma abordagem transdiagnóstica cognitivo-comportamental que visa ajudar as crianças a reduzir a intensidade e a frequência de experiências emocionais fortes e aversivas, através da aprendizagem de competências que lhes permitam enfrentar essas emoções de forma mais adaptativa.

 

Presentemente, estão três projetos de investigação em curso:

 

1. “Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças (PU-C): Estudo de aceitabilidade, viabilidade e eficácia do programa em Portugal” [2019-2023]. Projeto de doutoramento de Brígida Caiado [SFRH/BD/147848/2019], orientado por Helena Moreira e Maria Cristina Canavarro. Site: https://protocolounificadoc.wixsite.com/home
2. “Desenvolvimento e estudo de eficácia da versão Stepped-Care do Protocolo Unificado para Crianças: Um programa de intervenção para pais e crianças com perturbações emocionais” [2021-2024]. Projeto de doutoramento de Ana Carolina Góis [2020.09015.BD], orientado por Helena Moreira e Maria Cristina Canavarro.
3. “Unified Protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children: A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal” [2021-2023]. Projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia [PTDC/PSI-GER/0689/2020]. Investigador Principal: Helena Moreira. Co-Investigador Principal: Ana Isabel Pereira (FPUL).


Childhood emotional disorders (i.e., anxiety and mood disorders) are currently a public health concern. According to the WHO, half of all mental health problems in adulthood have their onset in childhood. Therefore, the early stages of life present an extraordinarily important opportunity to promote lifelong mental health. The long-term effects, the high prevalence, and the significant impact of emotional disorders in children’s and parents’ lives, underlines the need of recognizing and treating emotional disorders as early as possible. However, many children do not receive psychological treatment, particularly evidence-based treatment. Therefore, it is urgent to develop accessible, effective and sustainable interventions for treating children’s emotional disorders that have high potential of implementation in public pediatric mental health services.

 

To respond effectively to these needs, we are developing and testing the efficacy of different versions of the Unified Protocol for the Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders in Children (UP-C). The UP-C is a group intervention for children aged 6 to 12 years with clinically significant symptoms or a primary diagnosis of anxiety and/or mood disorder, and their parents. It is a transdiagnostic cognitive-behavioral therapy that aims to reduce the intensity and frequency of strong and aversive emotional experiences in children, by helping them learn how to confront those emotions and respond to them in more adaptive ways.

 

Three research projects are currently ongoing:

 

1. “Unified Protocol for the Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders in Children (PU-C): Study of acceptability, feasibility and efficacy of the program in Portugal” [2019-2023]. PhD project by Brígida Caiado [SFRH / BD / 147848/2019], supervised by Helena Moreira and Maria Cristina Canavarro. Site: https://protocolounificadoc.wixsite.com/home
2. “Development and efficacy study of the Stepped-Care version of the Unified Protocol for Children: An intervention program for parents and children with emotional disorders” [2021-2024]. PhD project by Ana Carolina Góis [2020.09015.BD], supervised by Helena Moreira and Maria Cristina Canavarro.
3. “Unified Protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children: A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal” [2021-2023]. Scientific research and technological development project funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology [PTDC / PSI-GER / 0689/2020]. Principal Investigator: Helena Moreira. Principal Co-Investigator: Ana Isabel Pereira (FPUL).

Data de início e conclusão  |  Date of initiation and conclusion


2019/...

Equipa  |  Team

Investigadores coordenadores | Coordinators

Helena Moreira
Maria Cristina Canavarro

 

 

Investigador de referência | Main researcher

Ana Carolina Góis
Brígida do Vale Caiado


Aprovação  |  Approvals

Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Comissão de Ética do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).

Financiamento  |  Funding



Bolsas de doutoramento: SFRH/BD/147848/2019; 2020.09015.BD
Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico [PTDC/PSI-GER/0689/2020

Instituição  |  Institutions

Instituições de acolhimento / Host institutions


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC)

 


Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC-FPCE-UC)

 

Instituições envolvidas / Other institutions

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

 


Centro Hospitalar Tondela-Viseu

 


Agrupamento de Escolas de Nelas

 


Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

 

   

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