A investigação na área da adoção tem-se centrado na avaliação dos outcomes comportamentais, emocionais e sociais das crianças, na sua capacidade de recuperar da adversidade e nos processos explicativos do seu ajustamento ao longo do ciclo de vida. Apesar do inquestionável valor do conhecimento assim gerado, os pais e as mães adotivos(as) – doravante designados pais adotivos – têm merecido menor atenção da literatura. Estes indivíduos enfrentam desafios desenvolvimentais que os tornam vulneráveis para situações de depressão, ansiedade, stress e dificuldades em serem empáticos, sensíveis, confiantes e/ou eficientes no seu papel parental. As evidências acerca do risco que estas questões podem assumir na qualidade das relações pais-filhos e no desenvolvimento e saúde mental da criança são abundantes na literatura nacional e internacional. No entanto, as características e os processos explicativos da saúde mental e do funcionamento parental dos pais adotivos têm sido escassamente estudados. Também as intervenções psicológicas que são dirigidas a estes pais no período pós-adoção são escassas, maioritariamente ateóricas e sem evidências sólidas de eficácia.
As intervenções baseadas nos princípios da parentalidade mindful, ou consciente, têm-se mostrado eficazes na promoção da saúde mental e de um funcionamento parental positivo em diversos contextos de adversidade. Estas intervenções partem do pressuposto de que ao centrar a sua atenção no momento presente, com uma atitude de aceitação sem julgamento, os pais poderão alcançar maiores níveis de sensibilidade às necessidades da criança, de aceitação do self e da criança, de compaixão por ambos e de regulação emocional, e, ao fazê-lo, melhorar a sua saúde mental, as relações pais-filhos e o desenvolvimento da criança. Estudos preliminares na área da parentalidade adotiva sugerem que esta é uma abordagem promissora ao nível da compreensão e intervenção no período pós-adoção.
O presente projeto de investigação visa então três objetivos gerais: 1) caracterizar a saúde mental e o funcionamento parental de pais adotivos em Portugal, 2) explorar fatores individuais, relacionais e contextuais que contribuem para explicar as suas dificuldades e 3) avaliar a aceitabilidade, viabilidade, eficácia e mecanismos terapêuticos de uma intervenção psicológica pós-adopção, baseada nos princípios da parentalidade mindful.
Além de promover um melhor entendimento sobre tópicos pouco estudados a nível nacional e internacional na área da adoção, este projeto tem como fim último atender às necessidades reais da população visada e contribuir para a missão e sustentabilidade do Sistema de Proteção de Crianças em Portugal (lei 143/2015), gerando e disseminando conhecimento científico que possa fundamentar e orientar intervenções psicológicas pós-adoção eficazes e com potencial boa relação custo-benefício.
The adoption literature has been focused on children’s development and mental health, their capacity to recover from adversity, and the processes explaining their adjustment. Despite the undeniable value of this body of research, less attention has been paid to the psychological and parenting functioning of adoptive parents. These parents face specific developmental challenges that make them vulnerable to depression, anxiety, stress, and difficulties in being emphatic, sensitive, confident and efficient in managing children´s behavior. According to several Portuguese and international studies, these issues may greatly impact on parent-child relationships and children’s development. However, the characteristics and processes that explain the psychological and parental functioning of adoptive parents have been poorly studied. Also, the psychological interventions available to these parents in the post-adoption period are scarce, mostly with no theoretical background or solid evidences of efficacy.
Mindful parenting interventions have been effective in promoting the quality of psychological and parenting functioning within a range of adverse contexts. Focusing attention on the present moment, with an attitude of non-judgmental acceptance, parents could achieve greater sensitivity to the child’s cue, acceptance of the self and the child, compassion for both, and self-regulation, thus promoting their mental health, the quality of parent-child relationships and children’s healthy development. Preliminary studies on adoptive parenthood suggest that this may be a promising approach to understand and intervene in the post-adoption period.
Therefore, our research project aim to: 1) characterize the psychological and parenting functioning of Portuguese adoptive parents, 2) explore individual, relational and contextual factors that could explain their difficulties, and 3) investigate the acceptability, feasibility, efficacy, and therapeutic mechanisms of a mindful parenting post-adoption intervention.
In addition to provide a better understanding about poorly studied topics, the ultimate goal of this project is to address the real needs of the target population and contribute to the mission and sustainability of the Portuguese Child Protection System (law 143/2015). We intend to do that through the production and dissemination of scientific knowledge that can support and guide effective and potentially cost-effective post-adoption psychological interventions.
Maria Cristina Canavarro
Raquel Pires
Comissão de Ética e Deontologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social, IP
Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social dos Açores, ISS, IPRA
Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social da Madeira, ISSM, IP-RAM
Conselho Diretivo do Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB contra a Pobreza Infantil e Exclusão Social (Pólo Pós-Adoção Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
Conselhos Diretivos de Agrupamentos de Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Instituições Particulares com resposta de infância de todos os ciclos de ensino em todo o território nacional
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Bolsa de doutoramento - SFRH/BD/84677/2012)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC)
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC-FPCE-UC)
Instituto de Segurança Social, IP
Instituto da Segurança Social dos Açores, ISS, IPRA
Instituto de Segurança Social da Madeira, ISSM, IP-RAM
Laboratório Colaborativo - ProChild CoLAB contra a Pobreza Infantil e Exclusão Social
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Associação Tempos Brilhantes
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