Os comportamentos e as características dos profissionais associados aos processos de mudança nas intervenções parentais para problemas de comportamento: o exemplo do Programa Anos Incríveis Básico para Pais [em curso]
The professionals’ characteristics and behaviors and their relation to change processes in parent interventions directed at behavior problems: the example of the Incredible Years Basic Parent Program [ongoing]

Resumo  |  Abstract

Apesar da ênfase na implementação de intervenções parentais baseadas em evidência e a necessidade crescente de garantir a sua eficácia em diferentes contextos, existe uma importante lacuna no que diz respeito ao estudo dos fatores relacionados com o profissional nas intervenções parentais. Há, contudo, evidência de que certos comportamentos e características dos profissionais estão associados à mudança nas perceções e práticas parentais, assim como ao envolvimento e adesão dos pais à intervenção. Objetivo do estudo: compreender o papel das características e comportamentos dos dinamizadores do Programa Anos Incríveis Básico para Pais na promoção do sentido de competência parental e na mudança de comportamentos de crianças pré-escolares. Metodologias (qualitativas+quantitativas): exploração de perceções de pais e dinamizadores (questionários de auto-relato e focus-groups); caracterização dos dinamizadores e codificação dos seus comportamentos através da análise de sessões registadas em vídeo (adaptação de grelha de observação de comportamentos); análise de questionários sociodemográficos e de autorrelato parental. Resultados esperados: identificação de características e comportamentos dos profissionais mais associados à eficácia desta intervenção parental para problemas de comportamento.


Despite the emphasis on implementing evidence-based parent interventions directed at behavior problems and the need to ensure their effectiveness across a variety of settings, a research gap still exists with respect to the study of the role of therapist factors on parenting interventions. However, there is some evidence that certain professionals’ behaviors or characteristics are frequently related to the change occurred in parents’ perceptions and parental practices, as well as to parents’ engagement in the intervention sessions. Main goal of the study: to understand the role of behaviors and characteristics of facilitators of the Incredible Years Basic Parent Program in the promotion of parent self-efficacy and children’s behavior change. Methodologies (qualitative + quantitative): exploring parents and professionals perceptions (self-rated questionnaires and focus-groups); describing professional characteristics and behavior coding through the observation of video recorded sessions (using and adapting an observation assessment tool). Expected results: identification of the professionals’ characteristics and behaviors more related to the efficacy of this parent intervention.

Data de início e conclusão  |  Date of initiation and conclusion


01-01-2018 – 31-05-2022

Equipa  |  Team

Investigador Principal | Principal researcher

Sara Martins Leitão

 

 

Orientador científico | Scientific Adviser

Maria João Seabra Santos

 

 

Co-orientador científico | Scientific Co-Advisor

Maria Filomena Gaspar

Aprovação  |  Approvals

Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra; Comissões de Ética de algumas instituições de saúde envolvidas na recolha da amostra

Financiamento  |  Funding


Instituição  |  Institutions

Instituições de acolhimento / Host institutions


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra

 


Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC-FPCE-UC)

 

Instituições envolvidas / Other institutions


Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra

   

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