A parentalidade mindful pode ser definida como uma forma de parentalidade que procura aplicar os princípios do mindfulness à relação pais-filhos. Trata-se, portanto, de uma abordagem parental que reflete estes princípios e que visa o estabelecimento de uma relação na qual os pais adotam uma postura de compaixão e de aceitação não ajuizadora dos seus filhos e de si próprios enquanto pais, procurando estar atentos e totalmente presentes nas interações com a criança (Bögels & Restifo, 2014; Duncan, Coatsworth, & Greenberg, 2009; Kabat-Zinn & Kabat-Zinn, 1997).
O presente projeto pretende contribuir para uma melhor compreensão desta forma de parentalidade, através da investigação de diversos fatores parentais (individuais e relacionais, tais como as orientações de vinculação ou determinados processos de regulação emocional) com os quais poderá estar associada. Pretende ainda explorar o papel da parentalidade mindful no stress parental e nos estilos e práticas parentais, bem como no funcionamento socioemocional das crianças/adolescentes.
Este projeto de investigação está associado aos projetos “A parentalidade mindful na obesidade pediátrica: Das práticas parentais ao ajustamento psicológico das crianças e adolescentes” [concluído] e “The Mindful and Compassionate Parenting Training for Parents of Babies (MCPT-Baby): Development and feasibility and efficacy study of a group intervention” [em curso]
Mindful parenting pertains to the application of mindfulness to the parenting context and can be broadly defined as the practice of intentionally bringing mindful awareness to everyday parent-child interactions (Kabat-Zinn & Kabat-Zinn, 1997; Bögels & Restifo, 2014). Therefore, this parenting approach translates into a set of parental practices or skills that seek to enhance moment-to-moment awareness, compassion, and non-judgmental acceptance (of the self and of the child) in parent-child interactions (Duncan, Coatsworth, & Greenberg, 2009).
This research project aims to contribute to a better understanding of mindful parenting, through the examination of different parenting factors (individual and relational, such as attachment orientations or certain emotion regulation processes) with which this parenting approach might be associated. This study also aims to explore the role of mindful parenting on parenting stress and on parenting styles and practices, as well as on the socioemotional functioning of children/adolescents.
This research project is associated with the project “Mindful parenting in pediatric obesity: From parenting practices to children and adolescents psychological adjustment” [concluded] e “The Mindful and Compassionate Parenting Training for Parents of Babies (MCPT-Baby): Development and feasibility and efficacy study of a group intervention” [ongoing].
Maria Cristina Canavarro
Helena Moreira
Administração Regional de Saúde do Centro;
Comissão Nacional de Proteção de Dados;
Direção dos Agrupamentos de Escolas de Coimbra Sul, Monção, Mealhada, Trancoso, Miranda do Corvo, e Montemor-o-Velho;
Conselho Técnico da Unidade de Saúde Familiar da Serra da Lousã;
Comissão de Ética para a Saúde e pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra [CHUC];
Comissão de Ética e pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria.
Fundação para a Ciência e Tecnologia [Bolsa de Pós-doutoramento de Helena Moreira; SFRH/BPD/70063/2010].
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC-FPCEUC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC)
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC-FPCEUC)
Unidade de Intervenção Psicológica, Maternidade Dr. Daniel de Matos, CHUC – E.P.E.
Conta ainda com a colaboração de diversos agrupamentos escolares e de diversas instituições públicas de saúde pediátrica:
Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra:
Centro Hospitalar de Leiria:
Unidade de Saúde Familiar da Serra da Lousã:
Agrupamento de Escolas de Coimbra Sul:
Agrupamento de Escolas de Monção:
Agrupamento de Escolas da Mealhada:
Agrupamento de Escolas de Trancoso:
Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo:
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho:
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados