Este trabalho tem como finalidade o estudo dos contextos relacionais da infância, procurando esclarecer o seu papel no ajustamento de crianças em idade escolar. Esta investigação adopta a perspectiva da Psicopatologia do Desenvolvimento, que orienta quer a delimitação conceptual dos problemas a serem estudados, quer as opções metodológicas efectuadas no estudo empírico. São aqui estudados os contextos sociais mais próximos, considerados por alguns autores (e.g., Bronfenbrenner & Morris, 1998) como aqueles que influenciam mais profundamente o ajustamento da criança. Por este motivo, são analisadas variáveis que representam importantes contextos de desenvolvimento: as relações entre pais e filhos, operacionalizadas através dos estilos parentais educativos, e as outras relações, operacionalizadas através da satisfação com o apoio social dos amigos, dos irmãos, dos familiares e do professor. A assunção desta dupla perspectiva no estudo das relações tem as vantagens de possibilitar uma visão holística das influências sociais presentes na ecologia da criança e de captar as contribuições únicas e interactivas das diferentes relações no ajustamento durante a idade escolar. A investigação longitudinal que suporta, sob o ponto de vista empírico, o presente trabalho é realizada no contexto de um acontecimento de vida significativo, a transição entre escolas. O estudo da ocorrência de determinados acontecimentos de vida constitui uma boa oportunidade para a compreensão dos mecanismos que influenciam a continuidade e a mudança das trajectórias de desenvolvimento (Garmezy, 1990). Assim, as avaliações dos contextos relacionais e do funcionamento adaptativo das crianças foram realizadas antes e depois da ocorrência de um acontecimento de vida potencialmente perturbador do funcionamento adaptativo, a transição de escolas do 1º para o 2º ciclo do ensino básico. Esta transição permite também o estudo de como é que os diferentes contextos relacionais considerados agem como factores de protecção ou de vulnerabilidade face aos efeitos negativos do stresse que decorre dessa mudança.
Objetivos: 1) Caracterizar os estilos parentais educativos em crianças em idade escolar e desenvolver uma tipologia de estilos parentais educativos com o recurso a análise de clusters; 2) estudar o apoio social de crianças em idade escolar, considerando diferentes tipos de apoio e diferentes figuras de apoio, 3) analisar a relação entre estilos parentais educativos e apoio social em crianças em idade escolar 4) caracterizar os problemas emocionais e comportamentais e o funcionamento adaptativo em crianças em idade escolar e a sua evolução durante a transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico, 5) analisar a relação entre estilos parentais educativos, apoio social e ajustamento em crianças em idade escolar.
The present work intends to study childhood relational contexts and their role in the adjustment of school age children. This investigation adopts Developmental Psychopathology as its theoretical framework. Developmental Psychopathology offers a template that guides the conceptual delimitation of the problems being studied, and informs the methodological options. This investigation favors the study of the closest social contexts, which are, in the opinion of some authors (e.g., Bronfenbrenner & Morris, 1998), the ones that most profoundly influence the child’s adjustment. For this reason, variables that represent important developmental contexts will be studied: relations between parents and the child, through the evaluation of parental rearing styles, and relations with other social elements, through the evaluation of satisfaction with social support from friends, siblings, extended family and teacher. The assumption of this double perspective in the study of relations has the advantage of offering a holistic understanding of the social influences that are part of the child's ecology and to integrate the unique and interactive contributions of these different relations for the adjustment of school age children. This is a longitudinal study conducted in the context of an important life event, the transition from one school to another. Significant life events constitute excellent opportunities to understand continuity and change in developmental pathways (Garmezy, 1990). Relational contexts and child adjustment are assessed before and after the occurrence of a potentially disturbing life event, the transition from one school (1st school cycle) to another (2º school cycle). This transition also permits to study how relational contexts act as vulnerability and protection factors to negative effects of transition stress.
Objectives: 1) To characterize parenting styles in parents of school age children and develop a typology of parenting styles resorting to a cluster analysis approach.; 2) to study the social support of school age children, considering different types of support and different figures support, 3) to analyse the relationship between parenting styles and social support in school age children; 4) to characterize the emotional and behavioural problems and adaptive functioning of school-age children and their evolution during a school transition, 5) to analyse the relationship between parenting styles, social support and adjustment of school age children.
Maria Cristina Canavarro
Ana Isabel de Freitas Pereira
Escola Superior de Educação João de Deus, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
José Manuel Canavarro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Denisa Mendonça
Instituto de Ciências biomédicas Abel Salazar, ICBAS, Universidade do Porto
Margarida Custódio
Instituto de Ciências biomédicas Abel Salazar, ICBAS, Universidade do Porto
Comissão Nacional de Proteção de Dados
Direção Regional de Educação do Centro (DREC)
Direção Regional de Educação do Sul (DREL)
Direção Regional de Educação do Norte (DREN)
Associação de Jardins-Escolas João de Deus
Fundação Calouste Gulbenkian - Programa de apoio a projetos de pesquisa no domínio educativo Inv. 2002/56576
Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/3168/2000)
Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) - FPCEUC
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) - FPCEUC
Escola Superior de Educação João de Deus
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados