- Doutorada em Psicologia Clínica pela FPCE-UC
- Investigadora em diferentes projetos
- Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Supervisora Acreditada pela APTC
- Mentora em Treino no Programa de Intervenção Parental Anos Incríveis
- Formadora nas áreas da Intervenção parental e intervenção psicológica em crianças/adolescentes
Orcid
- Programas de prevenção/intervenção parental baseados em evidência; intervenção em idade precoce; eficácia, implementação com fidelidade e disseminação de programas de intervenção parental; PH/DA; psicopatologia na infância; avaliação psicológica
Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., Homem, T. C., Azevedo, A., Silva, I., & Vale, V. (no prelo). Promoção de competências sociais e emocionais: Contributos dos programas Anos Incríveis. In A. M. Pinto, R. Raimundo (Eds.), Avaliação e promoção de competências socio-emocionais em Portugal. Vialonga: Coisas de Ler.
Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., Azevedo, A., Homem, T. C., Guerra, J., Martins, V., Leitão, S., Pimentel, M., Almeida, M., & Moura-Ramos, M. (2016). The Incredible Years parent training in Portuguese families: What changes, for whom, how, and for how long? Journal of Applied Developmental Psychology. Journal of Applied Developmental Psychology, 44, 93–104. doi:10.1016/j.appdev.2016.04.004
Azevedo, A. F., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. C. (2015). Do Portuguese preschoolers with high hyperactivity behaviors make more progress than those with low hyperactivity after parental intervention? Journal of Early Intervention. doi: 10.1177/1053815115598006
Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. (2014). A parent-based intervention programme involving preschoolers with AD/HD behaviours: Are children’s and mothers’ effects sustained over time? European Child and Adolescent Psychiatry. doi: 10.1007/s00787-013-0470-2
Homem, T., Gaspar, M. F., Seabra-Santos. M.J., Azevedo, A., Canavarro, M.C. (2014). Incredible Years Parent Training: Does it Improve Positive Relationships in Portuguese Families of Preschoolers with Oppositional/Defiant Symptoms? Journal of Child and Family Studies, doi: 10.1007/s10826-014-9988-2
Homem, T., Gaspar, M. F., Seabra-Santos. M.J., Azevedo, A., Canavarro, M.C. (2014). A Pilot Study with the Incredible Years Parenting Training: Does it Work for Fathers of Preschoolers with Oppositional Behavior Symptoms? Fathering, 12 (3), 262-282. doi: 10.3149/fth.1203.262
Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. (2013). The Incredible Years Basic Parent Training for Portuguese preschoolers with AD/HD behaviours: does it make a difference? Child Youth Care Forum. 42(5), 403-424. doi: 10.1007/s10566-013-9207-0
Azevedo, A., Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., & Homem, T. (2012). A perturbação de hiperatividade/défice de atenção em idade pré-escolar: Especificidades e desafios ao diagnóstico e intervenção [AD/HD in pre-school years: Diagnosis and intervention specificities and challenges]. Análise Psicológica, 4, 16-23.
Salvador, C., Matos, A.P., & Azevedo, A.F. (2008). Panic disorder in children and adolescentes/ Trastorno de pánico en niños y adolescentes. Psicologia Conductual, 16, 3, 439-479.
Bolseira de Doutoramento pela FCT com a referência SFRH/BD/40339/2007
(2015-…): Projeto Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental, na FPCE, financiamento do EEA-Grants para investigação no âmbito da Promoção da Saúde Mental em idade pré-escolar (EEA Grants PT06 – 51SM04)
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados